Perguntas  
frequentes
O que é a ipfel?

O IPFEL é um Instituto de Formação presencial e  online com 33 anos experiência nesta àrea. É uma entidade formadora certificada pela DGERT.

 

Os cursos do IPFEL estão certificadoS

O IPFEL entidade acreditada/certificada pela DGERT - Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho cuja acreditação tem validação específica para a formação a distância. Para além disso, alguns cursos têm homologações específicas adicionais, que se encontram devidamente assinaladas e mencionadas.

 

Existe um regulamento de formação?

Sim. O IPFEL tem um regulamento de formação que está materializado nas condições gerais de utilização. Ao inscrever-se e frequentar um curso, está a aceitar estas condições de utilização, pelo que as deve ler previamente. Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo. Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt.

 

Inscrições

Como posso inscrever-me num curso?

Para efectuar uma inscrição num curso basta preencher o formulário de inscrição e.........

Posso cancelar a minha inscrição?

Sim, pode. Basta para tal, ........

Posso-me inscrever depois do curso começar?

Não. .........

Vivo fora de Portugal. Posso frequentar um curso?

Os cursos do IPFEL podem ser adquiridos, pagos e frequentados a partir de qualquer local do mundo, desde que disponha de uma ligação à Internet.

É preciso ter um computador especial para frequentar os cursos?

Os cursos do IPFEL podem ser frequentados através de qualquer tipo de computador, incluindo Mac, com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer, Firefox, Google Chrome ou Apple Safari, devidamente actualizados nos últimos 6 meses. 

 

Existe um número mínimo de participantes?

Excepto nos casos assinalados, não existe número mínimo nem máximo de formandos em cada edição dos cursos.

 

Frequentar um curso

Posso receber um Certificado de Formação Profissional?

Sim. Emitiremos um certificado de formação profissional no prazo máximo de 15 dias úteis após do fim do curso e o mesmo será enviado para a morada que nos indicar, em Portugal ou no estrangeiro. Apesar de não se proceder ao envio de certificados de participação de tutoriais gratuitos ou de inscrições-oferta poderá, no entanto, solicitar a emissão do mesmo mediante o envio de um e-mail para instituto@ipfel.pt, suportando as despesas inerentes ao processo.

 

Como é que frequento um curso?

Tendo já feito a sua inscrição no curso e procedido ao seu pagamento, a partir da data de início do curso, deverá dirigir-se à sua Área de Membro. Para tal, basta introduzir no canto superior da página doa IPFEL o seu nome de membro e o seu código de acesso. Na sua área de membro encontrará o curso, na lista de cursos que está a frequentar. Ao clicar no nome do curso, irá passar para a lista das aulas que compõem o curso, onde tem indicação da temática que a aula aborda e a data a partir da qual terá acesso à aula. Para frequentar uma aula, basta clicar no seu título. Irá abrir-se uma nova página com a aula, que deve carregar em 30 segundos. Em seguida, deve percorrer a aula utilizando as setas que encontra no canto inferior direito. Poderá frequentar cada aula a qualquer hora e quantas vezes considerar necessário, a partir da data em que ela é disponibilizada. Nos cursos com apoio de formador encontrará ainda um link para aceder ao fórum de discussão, a partir da sua área de membro.

 

Como é feita a avaliação?

Nos tutorais, a avaliação é baseada, exclusivamente, nos resultados dos testes das aulas, que são ponderados em percentagem variável (ou seja, o teste da última aula pode ter o mesmo peso que os testes das últimas aulas ou pode ter uma ponderação superior).

Nos cursos com apoio de formador, a avaliação baseia-se em três critérios: os resultados dos testes, que são ponderados em percentagem variável, a qualidade das tarefas apresentadas e a participação no fórum. Neste último critério, inclui-se o contributo para a discussão geral das questões colocadas pelo formador ou pelos restantes colegas e a apreciação da aprendizagem resultante do processo iteractivo de melhoramento das respostas dadas às tarefas em função das apreciações prévias do formador ou dos colegas.

As ponderações dadas a cada um destes critérios variam de curso para curso e podem ser alteradas pelos formadores ao longo do tempo.
A não realização de 80% dos elementos de avaliação implica, automaticamente, a reprovação no curso.
Em todos os tutoriais e cursos com apoio de formador do EVOLUI.COM encontrará, no início do curso, ou no início de cada aula, um teste de diagnóstico, que é facultativo, e que pretende avaliar os seus conhecimentos prévios sobre a matéria do curso ou da aula, mas que não é contabilizado para efeitos de avaliação final.

 

Como posso guardar os materiais da formação?

No final de cada aula, encontrará a opção de fazer download da aula em formato pdf para o seu computador. Apesar de não ser possível, pela sua natureza, colocar no pdf alguns dos conteúdos do curso, neles encontrará o essencial da matéria da aula.

 

O que posso fazer se não terminar o curso dentro do prazo previsto?

Se por motivo de doença, problemas com o(s) computador(es) com que acede ao curso e na sua ligação à internet, ou por falta de tempo, não conseguir terminar o curso, a IPFEL permite-lhe estender o período de acesso ao curso por mais 5 ou 10 dias, por 19,90 euros ou 24,90 euros, respectivamente. Estas medidas de remediação terão de ser aplicadas imediatamente após o prazo previsto para terminar o curso, caso contrário, terá de efectuar uma nova inscrição no curso.

 

Posso solicitar uma segunda via do certificado?

Sim. A qualquer momento poderá solicitar a emissão de uma segunda via do seu certificado, tendo apenas de suportar as despesas inerentes ao processo.

 

Qual é a escala em que vou ser avaliado?

A sua aprendizagem é avaliada numa escala qualitativa que inclui os seguintes níveis: "muito insuficiente" (de 0 a 20%), "insuficiente" (de 21% a 49%), "suficiente" (de 50% a 74%), "bom" (de 75% a 89%) e "muito bom" (acima de 90%). Apenas nos casos em que a avaliação é igual ou superior a "suficiente" é que será aprovado. Nos restantes casos, reprovará à formação.

voltar

cursos

pré-requisitos para frequência de formação à distância 

Formação através de video conferência.

 

Acesso a um computador/tablet com placa de som, câmara e ligação à Internet.

Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, nomeadamente experiência de navegação e pesquisa na Internet.

Informações gerais

contactos

Morada

Av. da República da Bulgária,

lote 15 - 7ºA

1950-375 Lisboa

Telefone

914 500 528

21 315 41 16

© IPFEL 2020 . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS . WEBDESIGN Lemos designers